terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Programa Minha Casa Minha Vida para funcionários públicos de Santa Luzia

O Governo Federal prorrogou o prazo para aquisição de casa pelo programa “Minha Casa Minha Vida” que agora vai até 2014. Com o valor que você paga o aluguel, dá para pagar a prestação da residência, com a grande vantagem de que o imóvel é seu e ninguém mais vai pedir para entregar o imóvel porque o contrato do aluguel venceu.

Quem compra a casa pelo Minha Casa Minha Vida pode se beneficiar de descontos e financiamento facilitado, com o próprio bem comprado sendo a garantia.
Faça a simulação do financiamento no site da Caixa Econômica Federal: Caixa.gov.br.
Novos planos para comprar sua casa própria pelo Minha Casa Minha Vida do governo federal com valores subsidiados. Simule seu financiamento e veja que o valor da prestação vai ser menor que um aluguel. Em Santa Luzia a Carlos Lima Consultoria manifestou interesse juntamente com algumas construtoras para construir um condomínio para funcionários públicos através do Programa Minha Casa Minha Vida, porém a Prefeito  municipal tenta fazer política sobre o programa prometendo pagar 30% (por cento) do valor da casa, percentual já deduzido pelo Governo Federal que inclui também a compra do terreno. Essa construção não tem vínculo nenhum com o município e sim exclusivamente com a CAIXA ECONÔMICA FEDERAL. O único convênio que a Caixa tinha com o município era o de fornecer empréstimo consignado para os funcionários que foi cancelado devido a falta de repasse das parcelas que a prefeitura descontou em folha no contra- cheque dos funcionários e não repassou a Caixa, deixando todos os servidores públicos com empréstimo consignado no SERASA.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

UFMA em parceria com o Governo do Estado oferecerá vagas para cursos superior no CETECMA de Santa Inês.

                 Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e o Gverno do Estado estabeleceram parceria       
para ofertarem curso superior na modalidade a distância em MATEMÁTICA, QUÍMICA, FÍSICA e BIOLOGIAl que funicionarão no Centro de Capacitação Tecnológica de Santa Inês- CETECMA, através da Universidade Virtual do Maranhão- UNIVIMA. A previsão é de que os cursos sejam iniciados já no segundo semestre de 2012, onde serão oferecidas 40 vagas por curso.

Nessa direção, o secretário adjunto de Ciência e Tecnologia do Estado do Maranhão, Drº José Torres, explica a amplitude social dessa parceria. “Como nossa estrutura é adequada, vimos nisso uma grande oportunidade para possibilitar que mais pessoas, principalmente as que residem no interior do Estado, usufruam dos cursos da UFMA”.





Os cursos vão ter à disposição a estrutura de laboratórios de Química, Física, Biologia.... já existente no polo, além de plataforma de transmissão via satélite, possibilitada pela tecnologia IP.TV (Internet Protocol TV). Atualmente, a assinatura do convênio entre as instituições obedece aos trâmites burocráticos para posterior lançamento do edital pela UFMA.

Ao ingressar no curso, o aluno recebe livros impressos e uma formação em informática, que auxilia na familiarização com os recursos tecnológicos utilizados na Educação a Distância, dentre eles: videoconferências, videoaulas e ferramentas disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem, como chats e fóruns de discussões. Ocorrem ainda os momentos presenciais, em que o professor se desloca até o polo, para ministrar aulas e realizar avaliações.

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

PREFEITO MUNICIPAL NÃO PAGA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL E OS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS VÃO PARAR NO SPC e SERASA.

       A Prefeitura Municipal de Santa Luzia no mês de agosto de 2011 assinou um convênio com a Caixa Econômica Federal de Santa Inês com objetivo de fornecer empréstimo consignado em folha para todos os funcionários públicos municipais. A parceria causou muita correria e expectativa em todos devido a facilidade para pagar e uma grande quantidade de parcelas,bem como juros menor que os do  Banco do Brasil. Centenas de funcionários aderiram ao empréstimos e até a dívida que alguns tinha junto ao Banco do Brasil a Caixa estava comprando, no entanto para surpresa de todos A CAIXA ECONÔMICA FEDERAL, após quatro meses de atraso de pagamento das parcelas colocou todos os funionários  no SPC e SERASA.
A indignação e revolta foi total, pois,  prefeitura municipal desconta no contra- cheque dos funcionários, todos os meses, as parcelas referente ao pagamento do empréstimo, entretanto não está repassando para CAIXA. A maior inadimplencia já registrada entre os funcionários. Mas por que a Caixa Econômica nãocolocou a prefeitura no CADIM? Para onde está indo este recurso? Em que está sendo aplicado esse dinheiro?
A saída encontrada pela ASSOCIAÇÃO DOS SERVIDORES PÚBLICOS PARA TAMANHA FALTA DE RESPONSABILIDADE, FOI ENTRAR NA JUSTIÇA CONTRA A CAIXA ECONÔMICA FEDERAL, SOLICITANDO INDENIZAÇÃO POR DANOS MORAIS, TENDO EM VISTA QUE OS FUNCIONÁRIOS ESTÃO PAGANDO NORMALMENTE SUAS DÍVIDAS.

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

PISO SALARIAL NACIONAL, a lei deve ser cumprida em sua totalidade.

 O Ministro da Educação, Fernando Haddad, em audiência com os representantes da CONFEDERAÇÃO NACIONAL DOS TRABALHADORES NA EDUCAÇÃO- CNTE, nesta quarta- feira (12)afirmou que a correção do valor do piso salarial profissional nacional do magistério seguirá a lógica da Lei 11.738, porém, que por decisão do Governo Federal, o reajuste só será anunciado em meados de fevereiro, a exemplo do que ocorreu em 2011.
Desde 2010, o Ministério da Educação assumiu o compromisso de anunciar valores a serem seguidos pelos entes federados como forma de unificar o percentual e o valor de referência nacional, não obstante o critério de reajuste da Lei ser autoaplicável.
O Ministro da Educação deixou bem claro que o novo reajuste alcançará o valor de R$ 1450,75, valor que levanta a grande luta nacional pela plena e efetiva implantação do piso e isto enquadra na pauta principal da CNTE a greve geral que ocorrerá nos dias 14 a 16 de março de 2012. A CNTE exige o cumprimento da Lei 11.378 que assegura para o ano de 2012 o percentual de reajuste de 22,22% que chega a R$ 1.937,26.
A ASSOCIAÇÃO DOS SERVIDORES PÚBLICOS convida todos os professores do município de Santa Luzia a se unirem a cada dia em um só objetivo: a lutar pelos seus direitos.

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

OPORTUNIDADE DE OURO

     O Centro de Capacitação Tecnológica do Maranhão- CETECMA de Santa Inês, a partir de março de 2012 estará oferecendo para toda Região do Vale do Pindaré 06 curso técnicos em parceria com a UEMA:
  • Controle Ambiental;
  • Técnico em Informática;
  • Rede de Computadores;
  • Serviços Públicos;
  • Tecnologia de Alimentos
  • Planejamento e Gestão- ITI, Tecnologia da Informação.
Além dos cursos técnicos o CETECMA disponibilizará ainda no Program Maranhão Professional cursos de formação continuada com duração de 04 a 06 meses na área de PETRÓLEO E GÁS para capacitar os jovens para trabalhar na refinaria de petróleo. O CETECMA fica localizado na Rua Olho D'Agua, Bairro Coheb em Santa Inês- MA, fone 98 3653- 1218/ 2760.

Imperador de Roma ou Prefeito de Santa Luzia?

         Santa Luzia, cidade pacata, situada na Micro- região do Vale do Pindaré está passando por profundas transformações, uma delas é o fato do Prefeito Municipal estabelecer um reinado moderno, como fez Timótio Cabral em BROGODÓ na novela CORDEL ENCANTADO. Vejamos alguns fatos:
A Câmara de Vereadores obedecendo a vontade dos funcionários públicos aprovou no mês de outubro de 2011 a Lei nº 001 que destitue o Fundo de Prevdência Próprio do Município- IPRESAL, no entanto passaram- se três meses e a Prefeitura Municipal continua com o desconto abusivo no ocntra- cheque dos funcionários, desconsiderando totalmente  o Legislativo Municipal e o Secretário de Governo ainda declara que não reconhece a capacidade da Câmara de Vereadores  para promulgar lei.
A luta por estradas. os moradores da região do Campo Grande vem sonhando por uma estrada para que escoar suas produções e viajar dignamente para sede do município, entretanto mesmo depois de muitas lutas visando o cumprimento do convênio que a Prefeitura selebrou com o Governo do Estado para empiçarramento da estrada, porém, o Prefeito talvez tenha utilizado o recurso em outras finalidades, deixando o povo da região  a mercê de muita água e lama, viajando a pé, passando até dois dias para chegar a sede do município, trajeto que se faz em uma hora de carro.
  A Prefeitura cancelou as férias dos professores novos concurasados, mesmo diante da lei que diz que férias de professores são coletivas e terão 45 dias de férias durante o ano. O argumento utilizado pela Secretária de Educação foi a posse dos novos concursados ter sido realizada em março de 2011 e ainda não fez um ano de trabalha, mas será que em março em pleno ano letivo se dará férias para os novos concursados.